Resenha: Preces e Mentiras - Sherri Woods Emmons

10:30:00

“Fiquei ali por um bom tempo, olhando para a frente, sem conseguir encarar minha prima. Pareceu uma eternidade. Naquele momento, o que eu mais queria era estar em casa, em minha cama, na casa branca e limpa de minha mãe em uma rua calma de Indianápolis. Eu queria estar o mais longe possível de Reana Mae e sua família terrível. Longe do Vale de Coal River”.




ATENÇÃO, o texto a seguir pode conter spoilers.


Confesso que eu comprei Preces e Mentiras já há um certo tempo, mas só tive a oportunidade de lê-lo agora, devido ao Projeto Literatura Rosa, assim como muitos outros livros que também estão no projeto, e para minha surpresa eu gostei bastante, vide que não estava com muitas expectativas em relação a esse livro, mais pelo fato de se tratar de uma drama familiar e cotidiano pessoal do que qualquer outra coisa. Na maior parte do tempo não costumo gostar desse gênero literário (falou o admirador de Sparks). Mas bem, vamos ao que interessa.

Como já dito mais acima, Preces e Mentiras abordará alguns relacionamentos, problemas e o cotidiano de uma família do sul dos EUA, por volta das décadas de 60', 70' e início de 80'. Podemos considerar que o livro possui duas narrativas através de um ponto de vista único. Bethany Marie e Reana Mae são melhores amigas e primas, e durante todo o decorrer do livro, Sherri Wood consegue fazer com que nos apaixonemos por todos os personagens e situações desse drama, armada apenas de uma narrativa tranquila, límpida e ao mesmo tempo intensa. Cada página virada era um impacto ainda maior que o anterior. Conforme a estória se desenrola, nós acompanhamos a infância, adolescência e início da vida adulta dessas duas personagens incríveis, sempre pelo ponto de vista de Beth.

Eu já disse que eu fiquei surpreso pelo fato de ter gostado desse livro? Se já, eu reforço a ideia, pois eu jamais imaginaria que assuntos a respeito de mentiras, traições, amor, calúnias, desrespeito e insanidade iriam atrair tanto a minha atenção. Pelo menos não tanto quanto esse livro atraiu. Conforme nos aproximamos e descobrimos mais a respeito dessa pequena e pacata cidade, Coal River Valley, situada no interior de West Virginia, percebemos que as coisas estão ainda mais interligadas através de intrínsecos sentimentos e situações entre os personagens dessa estória. E é a partir dai que o livro começa a dar a famosa guinada.

Beth é a mais nova de quatro irmãs: Nancy, Melinda, Tracy e Bethany. A família de Beth costumava passar as férias de verão na casa que seus pais compraram próximo ao rio, então na maior parte do tempo ela esta junto à sua prima, Reana. Elas são tão próximas, que Tracy, a irmã cheia de ódio e rancor, apelidou-as de Gêmeas da Lata do Lixo. Fica evidente que existe uma espécie de ódio e rancor latente e profundo entre Tracy e Reana, sentimentos que só crescem a medida que o tempo passa e as meninas se desenvolvem. Mas eu preciso dizer que, mesmo sendo a "vilã" da estória, Tracy foi uma das minhas personagens favoritas de toda a trama. Existe muita história pesada a respeito do seu passado. Ela faz parte de um segredo nada auspicioso, que de certa maneira me fez entender seu comportamento ao desejar nunca ter tido irmãs e até mesmo desejar não ter nascido nessa família. E um dos pontos legais da estória, é o fato de Beth ter entendido isso. 

Apesar dos pesares, é fácil vocês identificarem parentes seus nos inúmeros personagens criadas por Sherri, pois, indiscutivelmente, são todos tão humanos quanto nós podemos ser. A autora conseguiu me prender de uma modo tão intenso, que eu nem percebi que o livro já tinha acabado. E que final minha gente. Digno de ser aplaudido. Simplesmente me encantei com tudo, e posso dizer que foi uma das melhores leituras que eu fiz nesse ano de 2015. Eu não conheço muito a autora, mas provavelmente irei procurar outras obras da mesma. Então fica aqui a minha intensa recomendação.

~ Vitor Iury Neves

Nota: 5,0

You Might Also Like

1 comentários

Olá você! Não esqueça de postar o link do seu blog aqui nos cometários para que nós também possamos dar uma visitada no seu. Okay?!

Atenciosamente,
Solstício & Equinócio

Contato

Para assuntos comerciais e relacionados, envie um e-mail para:
solsticioeequinociooficial@live.com

Próximas Leituras