Dicas de como cuidar e guardar seus livros!

13:03:00

Olá pessoal,


Eu sei que algumas pessoas pensam que deve ser muito fácil, mas os livros eles exigem de nós alguns cuidados especiais e até específicos. Então deixá-los de qualquer maneira na estante ou em outros tipos de nichos, podem acabar danificando-os e até facilitando a entrada de pragas, como cupins e traças. E isso é algo que ninguém quer, creio eu.





Até hoje, a melhor maneira de se guardar os seus livros são em uma estante, deixando-os em pé, no sentido vertical. Vocês podem perceber que esta é uma técnica antiga, utilizada pelas bibliotecas e livrarias. Então por que não em sua casa ou escritório? Deixá-los inclinados ou tombados pode acabar deformando a estrutura do livro, e até mesmo deitados pode fazer com que a impressão das páginas sejam transferidas umas para as outras, além de correr o risco de rasgar as páginas ao abri-lo. Além de que também ficam com uma estética mais funcional e limpa, facilitando-nos na hora de encontrar determinado livro.



Na hora de guardar os livros na sua estante, certifique-se que que aja um pequeno espaço de no mínimo 1 cm no final do último livro e a parede da estante ou do nicho. Deixar uma pequena folga entre os livros é essencial, pois isso facilitará a entrada de ar entre eles, permitindo assim então respirarem com mais facilidade, o que pode acabar evitando problemas futuros com traças e mofos. Também é importante se certificar de que sua estante/nicho/prateleiras não fique em um local no qual contenha exposição constante do sol, pois isso pode acabar ocasionando queimaduras em seus livros, deixando as capas desbotadas e as páginas amareladas. Então por isso evite janelas e locais nos quais possua constante exposição de luz solar.

Para a limpeza da sua estante, é interessante deixar pequenas bolinhas de naftalina ou cravo-da-índia estrategicamente espalhados pela sua estante, isso pode ajudar no controle das traças. Outra dica para evitar as traças é passar uma flanela limpa e levemente úmida com querosene ou álcool-gel pelas prateleiras.


Já os seus livros, uma boa opção e utilizar uma escova de cerdas macias para retirar a poeira acumulada das capas, lombadas e laterais das páginas. Depois disso você pode estar passando uma flanela levemente úmida com desengordurante pelos mesmos locais. Você pode optar em deixá-los secar naturalmente em uma breve exposição ao sol ou lustrá-los com uma outra flanela seca antes de devolve-los para a prateleiras. Vale lembrar que em livros de capa dura, não plastificados ou envernizados, de tecidos e couro ou muito antigos, não é recomendado passar desengordurantes. Para estes vocês pode optar por uma flanela levemente úmida de vinagre ou de produtos específicos para estes tipos de livros. Nas páginas, tanto nas laterais quanto internamente, o recomendado é passar levemente uma borracha de látex branco para a retirada das sujeitas e evitar o excesso de pragas.

Bem pessoal, eu realmente espero que isso tenha tirado algumas dúvidas e os ajudado de algum modo. Minhas fontes são: alguns anos de trabalho em Livraria, estoque Literário, Biblioteca e catalogador de acervos =)

Att,
Vitor Iury Neves

You Might Also Like

1 comentários

  1. Oi! Tudo bem?
    Nossa, eu adorei as dicas! Pena que minha prateleira é muito pequena, mas vou tentar afastar mais os livros pra passagem de ar.
    Organizando tudo cabe!

    Beijocas
    A Prateleira

    ResponderExcluir

Olá você! Não esqueça de postar o link do seu blog aqui nos cometários para que nós também possamos dar uma visitada no seu. Okay?!

Atenciosamente,
Solstício & Equinócio