Livros que fizeram eu me sentir diferente (Top 5 Wednesday)

11:02:00

Oi, oi pessoal. Bem, hoje eu venho trazer para vocês uma pequena listinha de alguns livros que, como puderam perceber pelo título, de alguma fizeram eu me sentir diferente.

Esse post/tag é uma espécie de desafio chamado Top 5 Wednesday e foi criado pela Lainey e pela Samantha através da rede social literária GoodReads, e lá vocês também podem acompanhar as respostas e a interação de diversas pessoas, além de também poderem conversar diretamente com elas. Segue o link para a página do grupo: Top 5 Wednesday.

Então vamos nessa o/

  • Dia 3 de agosto: Livros que fizerem você se sentir diferente

O Pequeno Príncipe
- Antoine de Saint Exupèry
O Pequeno Príncipe e eu temos uma estória um tanto engraçada e  pessoal, pois foi através dele que eu passei a ter o gosto pela leitura e a me interessar por este universo incrível e abundante. Já reli o livro inúmeras vezes e, todas as vezes, ele consegue marcar minha vida de um jeitinho especial e único. Acho que O Pequeno Príncipe seja um livro para momentos, e dependendo do momento da sua vida em que esteja lendo-o, definitivamente, ele pode falar com você de uma maneira incrivelmente empática. Então por isso ele esta aqui como primeiro da lista.


O Doador / O Doador de Memórias
- Lois Lowry
Bem, O Doador, ou como foi traduzido recentemente por causa do filme - O Doador de Memórias -, também teve uma grande importância para mim por motivos pessoais demais, devido a um acontecimento em específico durante a narrativa que se assemelhou muito com algo que estava acontecendo na minha vida durante meu Ensino Médio. Queiram me desculpar caso eu não entre em detalhes. Por este motivo eu não havia parado para analisá-lo em um contexto geral, porém quando o reli alguns anos mais tarde, percebi que o livro possui uma sensibilidade incrível com os detalhes e uma visão extraordinária de como nosso presente esta mais próximo do fim do que imaginamos, e que pequenos detalhes do nosso dia-a-dia passam muito despercebidos e sem nenhum tipo de admiração. Você pode ler a resenha escrita do livro clicando aqui.


Minha Metade Silenciosa
- Andrew Smith
Eu li este livro apenas por que a Hype dos Sick-Lit estava em alta, e nada mais. Confesso que fui sem muitas esperanças de achar algo novo e grandioso, com uma temática inovadora e elementos únicos. Porém para a minha surpresa e felicidade, Minha Metade Silenciosa destoa completamente de qualquer livro do gênero que eu já havia lido até então. Ele foi um daqueles livros em que já amamos sem nem ao menos ter finalizado, e acreditem em mim, ele faz com que tenhamos uma visão completamente diferente do termo Bullying. Eu já havia terminado o Ensino Médio quando o li, porém de alguma maneira sobrenatural o autor conseguir fazer com que eu revivesse vários momentos da minha adolescência em que me vi como o Stick, protagonista do livro, e isso foi de uma maestria invejável. Vocês podem conferir o Book Talk que eu fiz no canal clicando aqui. Queiram me desculpar pela minha inabilidade em falar e produzir vídeos na época.


O Planeta dos Macacos
- Pierre Boulle
Dos cinco livros que apresento aqui, este foi a leitura mais recente, e que, sem dúvida alguma, me deixou mais tempo pensando sobre a estória e em como uma pessoa possui a incrível habilidade nos parar parar fazer-nos analisar como estamos lidando com a nossa vida e com a nossa sociedade. O livro é um Sci-Fi e como tal costuma nos apresentar uma Terra mais avançada e uma sociedade mais evoluída, onde todos os nossos problemas do hoje podem estar menores ou maiores, mas com certeza em mais evidencia. Eu demorei para conseguir produzir um pequeno roteiro para a resenha no canal por que precisei de alguns dias para digerir o conteúdo, e vocês podem ver o resultado clicando aqui.


As Fonteiras do Universo - A Bússola de Ouro
- Philip Pullman
Este livro ainda consegue me deixar com a mente um pouco nebulosa por causa das fortes referências a cultura Punk, Vitoriana, Espírita e Cristã. Definitivamente Pullman não queria apenas um livro de fantasia, mas sim mexer com a nossa imaginação em um nível bastante interessante, instigando nossa curiosidade até mesmo o nosso credo. Este livro dividi muitas opiniões ao redor do mundo, e por causa da sua temática pesada, até mesmo para crianças, essa série de livro foi proibida de entrar em alguns países, principalmente os que defendem a fogo e ferro a cultura Neo-Cristã, e classificada como Adulta +18 em outros. Eu gosto dessa trilogia, mas por motivos que ainda tento entender conforme eu releio, ainda não considero favorita, por mais que possua todos os elementos que costumam me cativar em um livro de Ficção-Fantástica. Não possuo resenha deste livro ainda, porém tentarei relê-lo novamente para poder vir e falar dele um pouquinho com vocês.


Então é isso pessoal, estes foram 5 de alguns livros que fizeram eu me sentir diferente de algum jeito, e espero que tenham gostado das recomendações e das opiniões aqui expressas. Me desculpem também por hoje não ser Wednesday, mas o início da semana foi meio turbulento rs'. Não se esqueçam de se inscreverem no canal e acompanhar os vídeos novos que estão saindo toda semana, sempre às 18h nas quartas-feiras. Um beijo pessoal.

Att,
Vitor Iury Neves

You Might Also Like

0 comentários

Olá você! Não esqueça de postar o link do seu blog aqui nos cometários para que nós também possamos dar uma visitada no seu. Okay?!

Atenciosamente,
Solstício & Equinócio

Contato

Para assuntos comerciais e relacionados, envie um e-mail para:
solsticioeequinociooficial@live.com

Próximas Leituras