Como catalogar seus livros!

10:00:00



Bem, verdadeiramente, essa é uma questão bastante complicada e deveras pessoal, pois a melhor forma de arrumar seus livros, é simplesmente a que mais lhe agradar. Existem várias maneiras de organizar um ambiente para que se adeque aos seus interesses e gostos, seja com objetos aleatórios, caixas, fixadores de paredes, peças vintage ou até a boa e velha estante, mas se tem algo que todos esses meios necessitam, é de uma boa catalogação.

Estantes e prateleiras são sempre uma ótima opção para organizar qualquer ambiente, principalmente quando se trata de livros. Não se preocupe em ter que deixar tudo minuciosamente arrumado, não precisa ser algo tão sério, com um pouquinho de criatividade e ousadia, você consegue deixar qualquer coisa com a sua personalidade.

A primeira coisa que você precisa ter em mente ao começar a organizar seus livros, é a forma com a qual irá dispô-los na sua estante, no caso, como irá catalogá-los. Existem muitas formas diferentes, mas como dito anteriormente, isso não é uma regra, e a melhor forma é sempre a que mais te agradar, mesmo que ela não faça nenhum sentido para os outros.

Eu reuni aqui alguns critérios que muitas pessoas utilizam na hora de catalogar os seus livros. Critérios estes que são utilizados em grande massa pelo nosso vasto Booktube.


1- Organização por "Ordem alfabética"

Muitas pessoas acabam optando por esta forma de organização quando já possuem uma grande quantidade de livros. A catalogação pode ser feita pelo nome do título, do autor ou do sobrenome do mesmo. Isso realmente pode ser bastante útil na hora de encontrar um livro específico.

2 - Organização por "Cor de capa"

De início pode parecer meio absurdo organizar os livros pela cor das capas, mas se levarmos em consideração a parte estética dos mesmos, isso pode até nos dar uma ótima opção de decoração para ambientes específicos. Não vou negar que acho meio problemático ter meus livros espalhados por locais diferentes da casa, ou até mesmo os livros de um determinado autor ou série divididos entre as estantes. Certamente me provocaria uma baita desorganização de logística. Mas fica a dica.

3 - Organização por "Ordem cronológica de aquisição"

Confesso não ver este tipo de organização com bastante frequência, pois assim como a organização por cores, pode acabar dispersando bastante os livros de um mesmo autor ou série. Porém, se formos levar em consideração a mensagem que isso pode nos trazer... É verdade que os livros podem contar nossa história de trajetória literária através dessa cronologia. Seria bastante interessante vermos como nosso gosto vai mudando ao longo do tempo, ou apenas se modificando um pouco. Ver quem passou por nossas vidas e até mesmo poder lembrar em que momento cada livro chegou a família. Claro, catalogando-os corretamente.

4 - Organização por "Lidos/Não lidos"

Por incrível que pareça, ou não, este modo de catalogação é bastante corriqueiro entre as pessoas ávidas por leitura, pois consegue dar a elas um melhor controle do que já foi lido e do que ainda precisa ser lido. Creio que este modo consegue ajudar bastante as pessoas que tem o abito de participarem de maratonas e desafios literários, além de ter um excelente organização de logística.

5 - Organização por "Editoras"

Este modo de organização também é bastante comum entre as pessoas, sejam elas leitoras assíduas ou não. Confesso que é desta maneira que eu organizo e catalogo meus livros. Explicarei o motivo: Eu sou o tipo de pessoa um pouco detalhista, então eu gosto de ter meus livros todos organizados por editoras, e dentro das editoras eu organizo os livros de um mesmo autor, e entre os livros do autor eu organizo os livros de uma mesma série/trilogia. Pode parecer algo meio possessivo para quem não é adepto desta catalogação, mas lhes digo que é bastante prático, rápido e comum.


Mesmo que a sua biblioteca pessoal não seja muito grande, é importante você manter uma determinada organização, principalmente para você saber exatamente tudo o que tem, o que pode ter se desfeito, emprestado e etc.. Mas para você que já possui um acervo bastante grande, assim como eu, uma pequena planilha do Excel pode vir a ser uma incrível mão na roda.

Algo que pode dar um charme a mais nas suas decorações, é deixar livros, estrategicamente dispostos, em ambientes da casa em pequenas pilhas. De início pode parecer um pouco controverso, mas verá que em ambientes como salas de visitas, copas e escritórios podem ficar mais charmosos e acolhedores, tanto para os donos quanto para as visitas. Mas lembre-se, estrategicamente dispostos, e não simplesmente jogados.

Como dito anteriormente, abuse da sua criatividade para chegar no ponto certo para você, mas não se esqueça de cuidar dos seus livros para que eles tenham uma vida longa também, assim como a organização deles. Para dicas de como cuidar dos seus livros e como organizá-los melhor na sua estante, clique aqui, também fizemos um post bem bacana sobre o assunto.

Att,
Vitor Iury Neves

You Might Also Like

0 comentários

Olá você! Não esqueça de postar o link do seu blog aqui nos cometários para que nós também possamos dar uma visitada no seu. Okay?!

Atenciosamente,
Solstício & Equinócio

Contato

Para assuntos comerciais e relacionados, envie um e-mail para:
solsticioeequinociooficial@live.com

Próximas Leituras