Top 5 - Poder Feminino [#13]

10:00:00

Ao longo da nossa caminhada como leitores, nós acabamos nos deparando com muitos personagem icônicos, sem dúvida alguma, e entre eles estão, de fato, muitas mulheres. Mulheres muito poderosas diga-se de passagem. Mulheres de atitude e que não dependem de nenhuma ajuda masculina para darem conta do recado. Mulheres de presença. Mulheres reais. Mas acima de tudo, gente como a gente. Pessoas de respeito e dignas de serem aplaudidas de pé. Foi pensando nisso que eu decidi trazer para vocês o meu Top 5 das "Mulheres mais poderosas da literatura".



5 - Susana Pevensie
As Crônicas de Nárnia
Quem não conhece a eterna Rainha Susana Pevensie!? A personagem fora criada pelo, tão eterno quanto, autor C. S. Lewis na década de 30. Eu vejo em Susana muito mais do que uma grande personagem, que além de icônica também se torna poderosa por vários aspectos. Mesmo não sendo a mais velha dos irmãos quando viajaram para Nárnia pela primeira vez, Susana mesmo que imperceptivelmente, teve que tomar muitas escolhas difíceis, entre elas se encarregar de manter todos juntos, se preocupar com o bem estar de todos e ter certeza que nada os infligisse. Aqueles que também leram os livros sabem que um dos pontos mais falhos em relação a personagem dos filmes fora a sua personalidade. Característica que fora um pouco melhorada já no segundo, o que já não era mais tão necessário assim.

- Leia aqui as Resenhas de As Crônicas de Nárnia.


4 - Morgana LeFay
As Brumas de Avalon
Mesmo nos dias de hoje eu fico surpreendido em como as pessoas, as indústrias de hoje, continuam retratando a Morgana como uma personagem iconicamente ruim. Como uma Bruxa das Trevas. Como se um dia ela não tivesse se tornado uma Sacerdotisa e servido a Grande Deusa Mãe. Como se as pessoas a sua volta não tivessem conspirado para que ela verdadeiramente desenvolvesse a fama que passou a precedê-la. Como se a sua vida não tivesse sido arruinada por aqueles em que ela mais confiava. Como se tudo no que ela acreditava não tivesse sido desmoronado. Morgana foi sim um exemplo de mulher forte, lutadora, idealizadora.. filha, irmã, mãe, amante. Não nego, Morgana podia ter suas qualidades, mas não era imaculada. Mas eu acho que as pessoas deveriam passar a olhar as questões por um outro ponto de vista.


3 - Daenerys Targaryen
As Crônicas de Gelo e Fogo
No momento em que produzo este post eu me encontro no início do livro 3 de As Crônicas de Gelo e Fogo, e por enquanto Daenerys ainda esta se mostrando uma mulher muito forte, destemida, muito idealizadora, guerreira e acima disso tudo, feminista ferrenha. O que esta me agradando muito, particularmente falando. Foi absolutamente sensacional ver como a personagem cresceu tanto do livro um ao três.

- Leia aqui as Resenhas de As Crônicas de Gelo e Fogo I e II.


2 - Katniss Everdeen
Jogos Vorazes
Todos sabem que eu tenho um fascínio especial pela Katniss, e de que a acho uma excelentíssimo representação de poder feminino, assim como a primeira colocada. Katniss desde o início do livro um tem se mostrado muito madura e responsável, tanto por si só quando pela sua família, na qual precisa cuidar constantemente desde a morte do seu pai. Uma menia que precisou crescer prematuramente por causa da opressão da Capital, mas que mesmo assim nunca abandonou seus sonhos. Vocês idealizarão melhor quando lerem a resenha do livro. Fantástica.

- Leia aqui as Resenhas de Jogos Vorazes.


1 - Hermione Granger
Harry Potter
O que eu mais acho fascinante nesta personagem é o fato de nós termos acompanhado o crescimento e o desenvolvimento da mesma, assim como com todos os demais personagem da franquia. Acho que isso ajudou a nos apegar-mos ainda mais a ela. Hermione por muitas vezes demonstrara ser muito mais do que uma Bruxa esperta, mas também valente, ousada e extremamente poderosa, com ideais concisos e invioláveis. Hermione foi amiga, companheira, irmã, guerreira, sábia e mulher. Minha super-heroína.


Eu sei que a lista oficial já acabou, mas também sei que muitas pessoas poderiam me trucidar se eu não fizesse uma pequena menção honrosa aqui para algumas outras personagens tão fortes quanto. Mas vale lembras que elas não fazem parte das minhas personagens preferidas, mas admito que são muito poderosas também da sua maneira.


É isso ai pessoal. Esta foi a minha pequena lista de menções honrosas XD. Espero sinceramente que tenham gostado do TOP 5 de hoje. Eu volto na próxima semana com mais material para vocês. Abraços o/

Post inspirado no TOP 5 original do blog parceiro Palácio de Livros.

Att,
Vitor Iury Neves

You Might Also Like

2 comentários

  1. Oi! Tudo bem?
    Gostei bastante de todas as personagens que você citou. Mudaria apenas algumas coisinhas. (haha) No final, todas elas são de grande importância.
    Achei o post super criativo, pretendo fazer no blog também.

    Beijocas da Jay

    BLOG: A Prateleira
    TWITTER: @APrateleira
    PÁGINA: A Prateleira
    INSTAGRAM: @aprateleira
    SKOOB: Jayne Queiroz

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vitor!

    Adorei a lista, apesar de não conhecer profundamente todas as personagens. Mas achei super válida a iniciativa, essas personagens que saem do esteriótipo do que é ser mulher são as mais cativantes!
    (Ah, te marquei em uma tag lá no meu blog, passa lá para conferir).

    Beijos, Le.

    refracaocultural.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá você! Não esqueça de postar o link do seu blog aqui nos cometários para que nós também possamos dar uma visitada no seu. Okay?!

Atenciosamente,
Solstício & Equinócio

Contato

Para assuntos comerciais e relacionados, envie um e-mail para:
solsticioeequinociooficial@live.com

Próximas Leituras