"The Book of Dust" - E ai, será que sai?

10:00:00

Oi, oi pessoal!

Então pessoal, vocês sabem que, apesar de não ser um fã enlouquecido, eu gostei bastante da trilogia Fronteiras do Universo (His Dark Materials, no original), do autor britânico Philip Pullman (Os britânicos mandam no mundo. Cheguei a esta conclusão). Apesar do que a mídia diz ao seu respeito, apesar das críticas (nas quais eu concordo em tese, talvez um pouco, quem sabe!?), Pullman se consagrou entre os escritores de Ficção e Fantasia muito aclamado pelo público ao redor do mundo.


Philip Pullman ficou, verdadeiramente, mais conhecido após o lançamento do primeiro livro da trilogia Fronteiras do Universo, em 1995, com o título Northern Lights, aqui no Brasil como A Bússola de Ouro. Em 1997 veio o segundo, The Subtle Knife (Br: A Faca Sutil) e em 2000 o terceiro, The Ambar Spyglass (Br: A Luneta Âmbar). Nesse meio tempo as aventuras de Lyra e Pam já estavam correndo o mundo, e em várias línguas, diga-se de passagem. Mas o sucesso do autor e da série não acabaram por ai. Em 2003 o autor lançou um spin-off derivado, chamado Lyra's Oxford (Br: A Oxford de Lyra), que eu tive o prazer de adquirir recentemente. O livreto se passa dois anos após o término da trilogia. Mas em 2008, o autor lançou outro spin-off derivado, chamado Once Upon a Time in the North (Br: Era uma vez no Norte), que conta um prelúdio de como Lee Scobery e Iorek Byrnison se conheceram e viraram amigos. Estavam todos muitos felizes, tudo muito bem, mas a grande questão era a seguinte: Mesmo depois de três livros principais e dois spin-off, muita gente ainda tinha duvidas sobre como funcionava a questão do "Pó", que em suma, é o grande mistério do livro todo. Todo mundo quer o "Pó". E com essa dúvida, ainda pairando nas cabeças dos fãs, que ele resolveu nos ajudar.

Ainda lá atrás, em 2003, no lançamento oficial de A Oxford de Lyra, Pullman deu uma entrevista e disse que escreveria um livro dedicado ao Pó, mas que não estaria trabalhando nele no momento. Em Abril de 2005, em um post em seu site oficial, Pullman deu denota sobre o livro, e diz que ele esta em andamento. Para nossa alegria. E nesse mesmo post, a única informação concreta, foi a seguinte: "Um grande, grande livro" - Philip Pullman.

Em 2007, na Premiere do filme A Bússola de Ouro, para ser mais específico em novembro daquele ano, Pullman deu uma entrevista para a Oxford Mail sugerindo que The Book of Dust poderia ser lançado em 2009. Mais tarde, em uma entrevista feita pelos alunos da Universidade de Oxford para o jornal Cherwell, em Junho de 2009, Pullman disse que o livro não sairia em um futuro próximo. Mais tarde, disse que: "O advérbio apropriado seria 'finalmente'. Esta crescendo, mas eu estou encontrando complexidades que estão tornando o projeto maior do que eu pensei que seria." Pullman se pronunciou com esta frase durante uma palestra que dava para a Universidade de Exeter.

Em Janeiro de 2011, Pullman revelou ao site BridgetoTheStars.net que estava começando a pensar em produzir o The Book of Dust em dois volumes, sendo o primeiro uma prequela de Fronteiras do Universo e o segundo vindo logo após o término da história. Ele também confirmou o mesmo desejo em uma entrevista para o Daily Telegraph. Em 24 de Setembro de 2012, Pullman deu uma entrevista para a revista Qué Leer dizendo que agora o The Book of Dust era o seu projeto foco, e que já teria, aproximadamente, 220 páginas escritas, mas que demoraria um pouquinho mais para ele finalmente ser publicado (ele disse satirizando com a coisa toda). Mais tarde, em Dezembro de 2012, que agora ele estava completamente entregue ao projeto do livro, e que estaria tirando todo o próximo ano, e mais um pouco do ano seguinte, para escrever o livro.

Em 15 de Março de 2014, Pullman respondeu um tweet que perguntava-o a respeito do livro, e ele disse que "... provavelmente será finalizado em algum momento de 2015, mas que não seria publica antes do segundo semestre de 2016."

Bem pessoal, depois de muita pesquisa, muitas enroladas legais, encontrei mais algumas entrevistas e palestras onde ele ainda continua confirmando que o livro esta em processo de criação, e que pode sair em algum momento de 2016.

Bem, resumo da ópera: Você ai querido, fã de As Crônicas de Gelo e Fogo, é um fã feliz e não sabe disso. Você jamais saberá o que é esperar 13 anos, eu não disse 10, não disse 11 e nem 12, mas 13 anos, pelo lançamento de um livro. Eu realmente não sei se esse livro sairá ano que vem pessoal. Sinceramente. Torcemos para que sim, mas devido a este incrível curriculum, por favor, não criem expectativas.

~ Vitor Iury Neves

You Might Also Like

0 comentários

Olá você! Não esqueça de postar o link do seu blog aqui nos cometários para que nós também possamos dar uma visitada no seu. Okay?!

Atenciosamente,
Solstício & Equinócio

Contato

Para assuntos comerciais e relacionados, envie um e-mail para:
solsticioeequinociooficial@live.com

Próximas Leituras