Projeto Literatura Nacional + Maratona Nacional 2015

14:22:00

Oi, oi pessoal!

Eu sei que ainda falta um tempinho para Setembro, mas eu quis vir antecipadamente para contar à vocês sobre o Projeto Literatura Nacional e também sobre a Maratona Nacional 2015. Pois bem, vamos lá?


O Projeto Literatura Nacional começou quando eu percebi que, dentre 100% dos livros que eu leio durante o ano, menos de 5% são de autores nacionais, e eu me senti mal com isso, de certa forma. Eu conheço a nossa literatura, gosto da nossa cultura, e como alguém que pretende ser um profissional da Literatura nesse país, perceber isso foi como levar um tapa na cara.

Fazer comparações nunca é um bom argumento, mas não tem como falarmos sobre isso sem que haja uma leve comparação com outros países, que além de gostarem e adorarem sua cultura em geral (musica, cinema, arte e etc..), também são fortemente patriotas. Eu não vejo isso acontecendo aqui no Brasil. Cidadãos pintam o rosto, erguem bandeiras, fazem carreatas durante campeonatos mundiais, mas pelo que me parece, apenas o fazem nesse curto período de tempo. Logicamente não estou me referindo aos inúmeros protestos que estão acontecendo ao longo do país, e nem poderia falar mal, pois eu mesmo sou um deles.

Você já parou para pensar na porcentagem de material nacional que você lê, vê, ouve, sente e faz? Olhe para sua estante nesse instante e diga-me, aqui nos comentários, quantos livros nacionais você tem e uma estimativa porcentagem em cima dos estrangeiros. Acesse a sua playlist de música e me diga quantas são nacionais e quantas são estrangeiras. Faça uma lista dos seus filmes preferidos e me diga se nela existe algum nacional. Se sim, espero que você também tenha levado um tapa assim como eu. 

Não pensem que eu estou desfavorecendo o produto estrangeiro, de forma alguma. Também não pensem que eu estou julgando-os, pois eu não poderia ser tão calhorda assim. Nem estou aqui para obrigá-los a nada. Mas para tentar, de alguma forma - por menor que seja -, reintroduzir a nossa cultura no nosso âmbito social. Quero fazer com que a minha cultura, vá muito além do do esperado.

Então foi pensando nisso que eu decidi introduzir a literatura brasileira em minhas leituras mensais. Pretendo aumentar o número de livros nacionais lidos por mês, porém já lendo um, o meu projeto já esta validado. E é para esse Projeto Literatura Nacional, que eu convido você, leitor, blogueiro, booktuber e amante de literatura.

O PLN começara com carga total nesse mês de Setembro, que também é quando a Maratona Nacional 2015, que foi criada pela Booktuber Shirley Soares (vocês podem acessar o canal dela clicando aqui). Já vou explicar como vai funcionar.

A proposta dela é justamente incentivar a leitura de obras nacionais, e se você ficou inspirado ou animado por causa do PLN, acho que também poderia participar desta maratona, pois ela consiste em ler apenas livros nacionais durante o mês de Setembro. Mas calma, se você é daqueles blogueiros e booktubers que possuem prazos de leituras por causa de parcerias, a maratona também pode ser feita apenas durante os primeiros 15 dias do mês. Não fica tão apertado assim, não é!? Eu sei que vocês conseguem. Eu já estou participando, e vocês?

Segue agora uma pequena lista com alguns livros que eu pretendo ler durante a maratona:

- Iracema (José de Alencar)
- Vidas Secas (Graciliano Ramos)
- José (Calos Drummond de Andrade)
- Capitães da Areia (Jorge Amado)
- O sonho de Eva (Chico Anes)
- Enquanto a chuva caía (Christine M.)
- Chico Bento Moço (Maurício de Souza) - apenas alguns volumes que estão pendentes

Bem, muitos dos livros acima são razoavelmente curtos, não passando de 170 páginas ou menos, por isso essa quantidade. Eu explicarei tudo isso com mais detalhes no vídeo que sairá no canal (que você pode acessar clicando aqui ou no ícone da rede social ao lado ou acima do blog) na próxima quarta-feira, dia 26. Terá uma playlist para a maratona e provavelmente diários de leitura. 

Bem, eu conto com todos vocês para que, juntos, possamos fazer esta ideia ir mais além.

Agradeço desde já à todos,
att,

~ Vitor Iury Neves

You Might Also Like

1 comentários

  1. Adorei o post! Ficou muito bem construído e só li verdades, além de levar vários tapas na cara (dolorida), enfim, espero que consigamos cumprir nossas metas :3 Agradeço desde já pela colaboração!

    ResponderExcluir

Olá você! Não esqueça de postar o link do seu blog aqui nos cometários para que nós também possamos dar uma visitada no seu. Okay?!

Atenciosamente,
Solstício & Equinócio

Contato

Para assuntos comerciais e relacionados, envie um e-mail para:
solsticioeequinociooficial@live.com

Próximas Leituras